Marcadores

#CONTRAOAUMENTO A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA A Era Vargas A FINICIA A GUERRA FRIA A Mesopotâmia A PALESTINA-HEBREUS E OS PERSAS A Pré-História A Primeira Guerra Mundial A REFORMA E A CONTRA REFORMA A República Brasileira A República Velha A REVOLUÇÃO RUSSA A Segunda Guerra Mundial ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL ABSOLUTISMO ADMINISTRAÇÃO COLONIAL DO BRASIL AS CRUZADAS AS ERAS DO JAPÃO AS GRANDES NAVEGAÇÕES AS IDEIAS POLÍTICAS E O MOVIMENTO OPERÁRIO AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Criacionismo x Evolucionismo CRISE DE 29 Egito Antigo ESQUEMA IDADE MÉDIA E FEUDALISMO EXERCCICIOS REVOLUÇÃO AMERICANA EXERCICIOS 2 GUERRA MUNDIAL EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS EXERCICIOS GRANDES NAVEGAÇÕES EXERCICIOS HEBREUS EXERCICIOS I GUERRA EXERCÍCIOS IDADE MODERNA E ILUMINISMO EXERCICIOS ILUMINISMO EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA EXERCÍCIOS INÍCIO DO SÉCULO XXX E A REPÚBLICA VELHA EXERCICIOS PERIODO POPULISTA EXERCICIOS PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL EXERCICIOS REFORMAS RELIGIOSAS EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS EXERCICIOS REVOLUÇÃO FRANCESA EXERCICIOS REVOLUÇÃO RUSSA EXERCICIOS SEGUNDO REINADO FENICIOS E PERSAS FEUDALISMO FIM DO II REINADO GRÉCIA ANTIGA ILUMINISMO IMPERIALISMO DOS EUA DO SEC.XIX IMPÉRIO BIZANTINO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS INDIGNADOS INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTORICOS MAPA MENTAL SOCIEDADE FEUDAL MARCHINHA DA CATRACA O IMPÉRIO ISLÂMICO O JAPÃO O REINO FRANCO OS PERIODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL REFORMAS RELIGIOSAS REGIMES TOTALITÁRIOS RENASCIMENTO COMERCIAL Renascimento Cultural RESUMO - A REPUBLICA VELHA Revisão: Iluminismo e Independência dos E.U.A Revoltas Nativstas Revoltas Separatistas REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÕES INGLESAS ROMA ANTIGA SEGUNDO REINADO TITÃS TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA 8 ANO EIMCL VIDEO IMPERIALISTA DOS EUA VIDEO AULA: O IMPERIALISMO SO SECULO XIX VIDEO BRASIL ATUAL VÍDEO GRÉCIA ANTIGA VIDEO PRÉ-HISTÓRIA VÍDEO PRÉ-HISTÓRIA BRASIL PIAUI SERRA DA CAPIVARA VIDEO REVOLTAS SEPARATISTAS

domingo, 7 de agosto de 2011

EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

Lista de Exercícios de Revisão – Independência da América Espanhola



1-Durante o processo de Independência da América Latina, diferentes significados foram atribuídos à idéia de liberdade. Sintetize o significado da liberdade para: Simón Bolívar, um dos líderes da Independência da América espanhola.


2-A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos.

Quais foram esses fatores? Comente-os.


3- Caracterize o processo de independência dessas colônias e indique as diferenças que marcaram sua emancipação política em relação a Portugal e Espanha.


5-Simon Bolívar escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de 1815:



"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória."


Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, idéia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos.essa idéia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.

Explique a afirmação acima.


6-No processo de formação do Estado Nacional na América Latina os chefes locais desempenharam um importante papel. Esses líderes eram denominados:

a) "Chapetones".

b) "Cabildos".

c) "Corregidores".

d) "Cimarrones".

e) "Caudilhos".


7-Na chamada "conjuntura revolucionária", animada pelos ideais de liberdade, igualdade e soberania do povo, destaca-se a crise dos antigos sistemas coloniais europeus. As colônias espanholas e o Brasil se rebelam e separam-se de suas metrópoles.

No que diz respeito às colônias espanholas da América, indique alguns dos fatores determinantes do seu processo de emancipação.


8-A Independência da América espanhola processou-se entre 1810 e 1825. É, dessa forma, um acontecimento simultâneo ao processado na América portuguesa. A simultaneidade não é uma coincidência fortuita. Ao contrário, componentes históricos em toda a América Latina tem relação comum entre si."

(RIBEIRO JÚNIOR, p.61)

Explique como ocorreram.

9-O caudilhismo como fenômeno característico das sociedades latino-americanas após a independência foi a expressãoda manutenção da estrutura fundiária concentrada e de uma economia voltada para o exterior.

Justifique.


10-Explique a relação há entre as guerras napoleônicas e os movimentos de independência da América Espanhola?


11-No início do século XIX, a América hispânica, inspirada nas idéias liberais do Iluminismo, travou sua guerra de independência vitoriosa contra o colonialismo espanhol.

Explique duas conseqüências.


12- O movimento de emancipação política da maioria dos países de colonização espanhola da América não significou a quebra das estruturas sociais e econômicas. Daí se verificou que:

QUESTÕES OBJETIVAS
 
AMÉRICA ESPANHOLA




01) “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente:

a) Os espanhóis e os mestiços.

b) Os naturais da América e os espanhóis.

c) Os mestiços e os precursores da independência.

d) Nenhuma delas é correta.



02) São causas internas da independência dos países Latino-Americanos, EXCETO:

a) As condições sociais das colônias.

b) A imprensa e as universidades.

c) As pressões contra os naturais da terra.

d) A atuação dos “cabildos”.

e) O abrandamento dos impostos.



03) Dos fatores abaixo, qual não contribui para a independência das colônias espanholas da América?

a) A ação de Napoleão na Espanha.

b) A rivalidade entre “criollos” e “chapettones”.

c) O exemplo fornecido pelos Estados Unidos.

d) A rigidez do Pacto Colonial.

e) A ajuda prestada pela Inglaterra à Espanha, na repressão aos revolucionários.



04) Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.

a) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.

b) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.

c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.

d) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.

2 comentários:

  1. por favor me passe as respostas dessas perguntas o mais rapido que puder é urgente

    ResponderExcluir
  2. me passa as respostas pelo menos da 12 ,11,9,8,e as tres ultimas perguntas

    ResponderExcluir