Marcadores

#CONTRAOAUMENTO A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA A Era Vargas A FINICIA A GUERRA FRIA A Mesopotâmia A PALESTINA-HEBREUS E OS PERSAS A Pré-História A Primeira Guerra Mundial A REFORMA E A CONTRA REFORMA A República Brasileira A República Velha A REVOLUÇÃO RUSSA A Segunda Guerra Mundial ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL ABSOLUTISMO ADMINISTRAÇÃO COLONIAL DO BRASIL AS CRUZADAS AS ERAS DO JAPÃO AS GRANDES NAVEGAÇÕES AS IDEIAS POLÍTICAS E O MOVIMENTO OPERÁRIO AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Criacionismo x Evolucionismo CRISE DE 29 Egito Antigo ESQUEMA IDADE MÉDIA E FEUDALISMO EXERCCICIOS REVOLUÇÃO AMERICANA EXERCICIOS 2 GUERRA MUNDIAL EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS EXERCICIOS GRANDES NAVEGAÇÕES EXERCICIOS HEBREUS EXERCICIOS I GUERRA EXERCÍCIOS IDADE MODERNA E ILUMINISMO EXERCICIOS ILUMINISMO EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA EXERCÍCIOS INÍCIO DO SÉCULO XXX E A REPÚBLICA VELHA EXERCICIOS PERIODO POPULISTA EXERCICIOS PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL EXERCICIOS REFORMAS RELIGIOSAS EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS EXERCICIOS REVOLUÇÃO FRANCESA EXERCICIOS REVOLUÇÃO RUSSA EXERCICIOS SEGUNDO REINADO FENICIOS E PERSAS FEUDALISMO FIM DO II REINADO GRÉCIA ANTIGA ILUMINISMO IMPERIALISMO DOS EUA DO SEC.XIX IMPÉRIO BIZANTINO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS INDIGNADOS INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTORICOS MAPA MENTAL SOCIEDADE FEUDAL MARCHINHA DA CATRACA O IMPÉRIO ISLÂMICO O JAPÃO O REINO FRANCO OS PERIODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL REFORMAS RELIGIOSAS REGIMES TOTALITÁRIOS RENASCIMENTO COMERCIAL Renascimento Cultural RESUMO - A REPUBLICA VELHA Revisão: Iluminismo e Independência dos E.U.A Revoltas Nativstas Revoltas Separatistas REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÕES INGLESAS ROMA ANTIGA SEGUNDO REINADO TITÃS TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA 8 ANO EIMCL VIDEO IMPERIALISTA DOS EUA VIDEO AULA: O IMPERIALISMO SO SECULO XIX VIDEO BRASIL ATUAL VÍDEO GRÉCIA ANTIGA VIDEO PRÉ-HISTÓRIA VÍDEO PRÉ-HISTÓRIA BRASIL PIAUI SERRA DA CAPIVARA VIDEO REVOLTAS SEPARATISTAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EXERCÍCIOS FINAL DA IDADE MODERNA E O ILUMINISMO


1. Qual foi o fato histórico escolhido pelos historiadores franceses para estabelecer o marco temporal  da História Contemporânea? Qual seu significado?

2. Cite fatos que ocorreram na sociedade europeia e que acabaram influenciando cada vez mais a grande crise do final da Idade Média.

3. A Idade Moderna foi marcada por grandes mudanças em relação à Idade Média, embora também tenha se caracterizado pela permanência de alguns traços marcantes daquele período, como a manutenção de muitos privilégios por parte da nobreza. Por isso, pode-se dizer que a Idade Moderna foi uma época de conflitos e contradições.

a) Aponte duas importantes mudanças ocorridas na Europa durante a Idade Moderna.

b) Aponte uma contradição do Antigo Regime e explique-a.

4. Leia atentamente o texto abaixo:

A busca do conhecimento
O convite dos livreiros Briasson, Durante e David para que o filósofo Diderot traduzisse a Cyclopaedia inglesa foi o ponto de partida para a produção da Enciclopédia, uma obra inteiramente nova, que sintetiza o pensamento do chamado Século das Luzes. Com a ajuda do matemático D’Alembert, Diderot trabalhou incansavelmente, e os três primeiros volumes apareceram em 1753, com grande sucesso.
Além de receber insignificante recompensa financeira, Diderot ainda teve que suportar as pressões e censuras da Igreja e do Estado – o qual, em 1759, chegou a proibir a circulação da Enciclopédia. Mas, com persistência, continuou seu trabalho e, em 1772, os 36 volumes da Enciclopédia estavam publicados. Para a realização dessa obra contribuíram grandes pensadores da época, como Rousseau, Voltaire, Montesquieu, Turgot, Holbach e mais uma centena de estudiosos de diversas áreas do conhecimento. As atividades dos filósofos ganharam assim maior divulgação, o que tornou mais evidentes
seus confrontos com o passado.

REZENDE, Antonio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. Rumos da História. São Paulo: Atual, 2001. p. 279-80.


a) Resuma as principais ideias de Voltaire e Montesquieu, dois autores da Enciclopédia.

b) Rousseau é considerado um pensador radical entre os iluministas. Por quê?

c) Por que a Igreja combatia os iluministas?

d) A circulação das ideias iluministas foi bastante ampla, influenciando até monarcas. Quais foram as consequências dessas influências?

5. Também no plano econômico as ideias iluministas estiveram presentes.

a) O que pensavam os chamados fisiocratas?

b) O que defendiam os adeptos do liberalismo econômico?

c) Associe as ideias liberais com a campanha para a independência dos Estados Unidos.

6. A independência das 13 colônias inglesas é considerada o primeiro grande desdobramento da difusão das ideias iluministas. Após alcançar a independência, os norte-americanos apoiaram-se nas ideias de Voltaire, Locke e Montesquieu para formar o novo país. Explique que ideias eram essas e como elas se refletiram na organização daquele país.


© Editora Scipione – Projeto Radix – História 8.º ano – Módulo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário