01. (FUVEST) O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por:
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo comunismo;
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo comunismo;
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa;
d) prosperidade das economias capitalistas e socialistas e aparecimento da Guerra fria entre os EUA e a URSS;
e) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.
02. (UNITAU) O nazismo e o fascismo surgiram:
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário,
com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra;
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas;
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares;
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos
socialistas;
e) do coletivismo pregado pelos marxistas.
03. (FUVEST) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:
a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;
b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;
c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;
d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos;
e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.
04. (FUVEST) "Mas um socialismo liberado do elemento democrático e cosmopolita cai como uma luva para o nacionalismo." Esta frase de Charles Maurras, dirigente da Action Française, permite aproximar pensamento da ideologia:
a) fascista
b) liberal
c) socialista
d) comunista
e) democrática
05. (UFES) A Guerra Civil Espanhola (1936 - 1939), em que mais de 1 milhão de pessoas perdeu a vida, terminou com a derrota dos republicanos e com a subida ao poder do general Francisco Franco. O Estado Espanhol, após a vitória de Franco, caracterizou-se como:
a) democrático com tendências capitalistas;
b) democrático com tendências socialistas;
c) populista de esquerda;
d) totalitário de direita;
e) totalitário de esquerda.
06. (FGV) Entre as duas Guerras Mundiais (1919 - 1939), ocorreram alguns fatos históricos relevantes. Merecem destaque a:
a) ascensão da República de Weimar, a eclosão da Guerra da Coréia e a proclamação da república do Egito;
b) quebra da Bolsa de Nova Yorque, a proclamação da República Popular da China e a criação do estado de Israel;
c) deflagração da guerra entre Grécia e Turquia, a eleição de presidentes socialistas na França e em Portugal e a constituição do Pacto de Varsóvia;
d) ascensão do nazismo na Alemanha, o início da Nova Política Econômica na Rússia e a deflagração da
Guerra Civil na Espanha;
e) ascensão do fascismo italiano, a criação do Mercado Comum Europeu e a invasão do Afeganistão pela
União Soviética.
07. (FUVEST) A ascensão de Hitler ao poder, no início dos anos trinta, ocorreu:
a) pelas mãos do Exército Alemão, que quis desforrar-se das humilhações impostas pelo Tratado de
Versalhes;
b) através de uma ação golpista, cuja ponta de lança foram as forças paramilitares do Partido Nazista;
c) em conseqüência de uma aliança entre os nazistas e os comunistas;
d) a partir de sua convocação pelo presidente Hindenburg para chefiar uma coalizão governamental;
e) através de uma mobilização semelhante à que ocorreu na Itália, com a marcha de Mussolini sobre Roma.
08. 1. "Ao contrário das velhas organizações que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte
do Estado." (Mussolini)
2. "Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas do sangue, em primeiro
lugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas." (Mussolini)
3. "Mesmo neste momento, tenho a sublime esperança de que um dia chegará a hora em que essas
tropas desordenadas se transformarão em batalhões, os batalhões em regimentos e os regimentos em divisões." (Hitler)
4. "Aqueles que governam devem saber que têm o direito de governar porque pertencem a uma raça
superior." (Hitler)
Nas citações acima, encontramos algumas das principais características do nazismo e do fascismo. Identifique-as, ordenadamente, nas alternativas abaixo:
a) Expansionismo, nacionalismo, romantismo, idealismo.
b) Corporativismo, anticomunismo, militarismo, racismo.
c) Totalitarismo, socialismo, esquadrismo, anti-semitismo.
d) Liberalismo, comunismo, antimilitarismo, corporativismo.
e) Pacifismo, não-intervencionsimo, industrialismo, anti-semitismo.
09. Por mais de um século, a Espanha estivera dividida entre grupos hostis de reacionários, monarquistas e
religiosos de um lado, e liberais burgueses, anticlericais e socialistas do outro. Em 1931, uma revolução instalou a República e foram promulgadas severas leis contra o Exército, os latifundiários e a Igreja. Em julho de 1936, no entanto, irrompeu a contra-revolução, levando a uma guerra civil que se prolongou por cerca de três anos e que teve como principal conseqüência:
a) a vitória das forças democráticas e da monarquia parlamentar sob o comando do rei Juan Carlos;
b) a ascensão do socialismo, que vigorou até meados da década de 70;
c) a implantação do franquismo, com o apoio da Itália e da Alemanha;
d) o triunfo das forças populares, que levou à união nacional e pôs fim às rivalidades entre os habitantes do país;
e) o enfraquecimento da Espanha e sua submissão à França e Inglaterra.
10. "Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma
atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos
passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo
republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os
republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo
candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi:
a) John Kennedy
b) George Washington
c) Woodrow Wilson
d) Fraklin Roosevelt
e) Harry Truman
Tudo bem!!! Blog Tela Histórica foi preparado para ser uma modesta ferramenta de auxilio a pesquisa e ao ensino de História Geral e do Brasil para os alunos e alunas do Ensino Fundamental e Médio da U.E.Professora Júlia Nunes e da Escola Irmã Maria Catarina Levrini-Teresina-PI e em extensão para todos os estudantes do Brasil e do Mundo.........
Marcadores
#CONTRAOAUMENTO
A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA
A Era Vargas
A FINICIA
A GUERRA FRIA
A Mesopotâmia
A PALESTINA-HEBREUS E OS PERSAS
A Pré-História
A Primeira Guerra Mundial
A REFORMA E A CONTRA REFORMA
A República Brasileira
A República Velha
A REVOLUÇÃO RUSSA
A Segunda Guerra Mundial
ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL
ABSOLUTISMO
ADMINISTRAÇÃO COLONIAL DO BRASIL
AS CRUZADAS
AS ERAS DO JAPÃO
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
AS IDEIAS POLÍTICAS E O MOVIMENTO OPERÁRIO
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Criacionismo x Evolucionismo
CRISE DE 29
Egito Antigo
ESQUEMA IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
EXERCCICIOS REVOLUÇÃO AMERICANA
EXERCICIOS 2 GUERRA MUNDIAL
EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS
EXERCICIOS GRANDES NAVEGAÇÕES
EXERCICIOS HEBREUS
EXERCICIOS I GUERRA
EXERCÍCIOS IDADE MODERNA E ILUMINISMO
EXERCICIOS ILUMINISMO
EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
EXERCÍCIOS INÍCIO DO SÉCULO XXX E A REPÚBLICA VELHA
EXERCICIOS PERIODO POPULISTA
EXERCICIOS PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL
EXERCICIOS REFORMAS RELIGIOSAS
EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS
EXERCICIOS REVOLUÇÃO FRANCESA
EXERCICIOS REVOLUÇÃO RUSSA
EXERCICIOS SEGUNDO REINADO
FENICIOS E PERSAS
FEUDALISMO
FIM DO II REINADO
GRÉCIA ANTIGA
ILUMINISMO
IMPERIALISMO DOS EUA DO SEC.XIX
IMPÉRIO BIZANTINO
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
INDIGNADOS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTORICOS
MAPA MENTAL SOCIEDADE FEUDAL
MARCHINHA DA CATRACA
O IMPÉRIO ISLÂMICO
O JAPÃO
O REINO FRANCO
OS PERIODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL
PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL
REFORMAS RELIGIOSAS
REGIMES TOTALITÁRIOS
RENASCIMENTO COMERCIAL
Renascimento Cultural
RESUMO - A REPUBLICA VELHA
Revisão: Iluminismo e Independência dos E.U.A
Revoltas Nativstas
Revoltas Separatistas
REVOLUÇÃO RUSSA
REVOLUÇÕES INGLESAS
ROMA ANTIGA
SEGUNDO REINADO
TITÃS
TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA 8 ANO EIMCL
VIDEO IMPERIALISTA DOS EUA
VIDEO AULA: O IMPERIALISMO SO SECULO XIX
VIDEO BRASIL ATUAL
VÍDEO GRÉCIA ANTIGA
VIDEO PRÉ-HISTÓRIA
VÍDEO PRÉ-HISTÓRIA BRASIL PIAUI SERRA DA CAPIVARA
VIDEO REVOLTAS SEPARATISTAS
sábado, 21 de maio de 2011
EXERCICIOS CRISE DE 29 E REGIMES TOTALITARIOS
Marcadores:
EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E a resposta? Desde já obrigado =)
ResponderExcluirPoxa, cadê o gabarito? Pode me enviar por favor...
ResponderExcluir