Lista de Exercícios de Revisão – Independência da América Espanhola
1-Durante o processo de Independência da América Latina, diferentes significados foram atribuídos à idéia de liberdade. Sintetize o significado da liberdade para: Simón Bolívar, um dos líderes da Independência da América espanhola.
2-A independência das colônias hispânicas da América pode ser compreendida como o resultado da ação de fatores externos e internos.
Quais foram esses fatores? Comente-os.
3- Caracterize o processo de independência dessas colônias e indique as diferenças que marcaram sua emancipação política em relação a Portugal e Espanha.
5-Simon Bolívar escreveu na Conhecida CARTA DA JAMAICA de 1815:
"Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória."
Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, idéia posteriormente retomada por muitos políticos e intelectuais latino-americanos.essa idéia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.
Explique a afirmação acima.
6-No processo de formação do Estado Nacional na América Latina os chefes locais desempenharam um importante papel. Esses líderes eram denominados:
a) "Chapetones".
b) "Cabildos".
c) "Corregidores".
d) "Cimarrones".
e) "Caudilhos".
7-Na chamada "conjuntura revolucionária", animada pelos ideais de liberdade, igualdade e soberania do povo, destaca-se a crise dos antigos sistemas coloniais europeus. As colônias espanholas e o Brasil se rebelam e separam-se de suas metrópoles.
No que diz respeito às colônias espanholas da América, indique alguns dos fatores determinantes do seu processo de emancipação.
8-A Independência da América espanhola processou-se entre 1810 e 1825. É, dessa forma, um acontecimento simultâneo ao processado na América portuguesa. A simultaneidade não é uma coincidência fortuita. Ao contrário, componentes históricos em toda a América Latina tem relação comum entre si."
(RIBEIRO JÚNIOR, p.61)
Explique como ocorreram.
9-O caudilhismo como fenômeno característico das sociedades latino-americanas após a independência foi a expressãoda manutenção da estrutura fundiária concentrada e de uma economia voltada para o exterior.
Justifique.
10-Explique a relação há entre as guerras napoleônicas e os movimentos de independência da América Espanhola?
11-No início do século XIX, a América hispânica, inspirada nas idéias liberais do Iluminismo, travou sua guerra de independência vitoriosa contra o colonialismo espanhol.
Explique duas conseqüências.
12- O movimento de emancipação política da maioria dos países de colonização espanhola da América não significou a quebra das estruturas sociais e econômicas. Daí se verificou que:
QUESTÕES OBJETIVAS
AMÉRICA ESPANHOLA
01) “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente:
a) Os espanhóis e os mestiços.
b) Os naturais da América e os espanhóis.
c) Os mestiços e os precursores da independência.
d) Nenhuma delas é correta.
02) São causas internas da independência dos países Latino-Americanos, EXCETO:
a) As condições sociais das colônias.
b) A imprensa e as universidades.
c) As pressões contra os naturais da terra.
d) A atuação dos “cabildos”.
e) O abrandamento dos impostos.
03) Dos fatores abaixo, qual não contribui para a independência das colônias espanholas da América?
a) A ação de Napoleão na Espanha.
b) A rivalidade entre “criollos” e “chapettones”.
c) O exemplo fornecido pelos Estados Unidos.
d) A rigidez do Pacto Colonial.
e) A ajuda prestada pela Inglaterra à Espanha, na repressão aos revolucionários.
04) Assinale a alternativa que apresenta informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola.
a) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.
b) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.
c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando uma frente contra o colonialismo espanhol.
d) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.
Tudo bem!!! Blog Tela Histórica foi preparado para ser uma modesta ferramenta de auxilio a pesquisa e ao ensino de História Geral e do Brasil para os alunos e alunas do Ensino Fundamental e Médio da U.E.Professora Júlia Nunes e da Escola Irmã Maria Catarina Levrini-Teresina-PI e em extensão para todos os estudantes do Brasil e do Mundo.........
Marcadores
#CONTRAOAUMENTO
A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA
A Era Vargas
A FINICIA
A GUERRA FRIA
A Mesopotâmia
A PALESTINA-HEBREUS E OS PERSAS
A Pré-História
A Primeira Guerra Mundial
A REFORMA E A CONTRA REFORMA
A República Brasileira
A República Velha
A REVOLUÇÃO RUSSA
A Segunda Guerra Mundial
ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL
ABSOLUTISMO
ADMINISTRAÇÃO COLONIAL DO BRASIL
AS CRUZADAS
AS ERAS DO JAPÃO
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
AS IDEIAS POLÍTICAS E O MOVIMENTO OPERÁRIO
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Criacionismo x Evolucionismo
CRISE DE 29
Egito Antigo
ESQUEMA IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
EXERCCICIOS REVOLUÇÃO AMERICANA
EXERCICIOS 2 GUERRA MUNDIAL
EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS
EXERCICIOS GRANDES NAVEGAÇÕES
EXERCICIOS HEBREUS
EXERCICIOS I GUERRA
EXERCÍCIOS IDADE MODERNA E ILUMINISMO
EXERCICIOS ILUMINISMO
EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
EXERCÍCIOS INÍCIO DO SÉCULO XXX E A REPÚBLICA VELHA
EXERCICIOS PERIODO POPULISTA
EXERCICIOS PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL
EXERCICIOS REFORMAS RELIGIOSAS
EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS
EXERCICIOS REVOLUÇÃO FRANCESA
EXERCICIOS REVOLUÇÃO RUSSA
EXERCICIOS SEGUNDO REINADO
FENICIOS E PERSAS
FEUDALISMO
FIM DO II REINADO
GRÉCIA ANTIGA
ILUMINISMO
IMPERIALISMO DOS EUA DO SEC.XIX
IMPÉRIO BIZANTINO
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
INDIGNADOS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTORICOS
MAPA MENTAL SOCIEDADE FEUDAL
MARCHINHA DA CATRACA
O IMPÉRIO ISLÂMICO
O JAPÃO
O REINO FRANCO
OS PERIODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL
PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL
REFORMAS RELIGIOSAS
REGIMES TOTALITÁRIOS
RENASCIMENTO COMERCIAL
Renascimento Cultural
RESUMO - A REPUBLICA VELHA
Revisão: Iluminismo e Independência dos E.U.A
Revoltas Nativstas
Revoltas Separatistas
REVOLUÇÃO RUSSA
REVOLUÇÕES INGLESAS
ROMA ANTIGA
SEGUNDO REINADO
TITÃS
TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA 8 ANO EIMCL
VIDEO IMPERIALISTA DOS EUA
VIDEO AULA: O IMPERIALISMO SO SECULO XIX
VIDEO BRASIL ATUAL
VÍDEO GRÉCIA ANTIGA
VIDEO PRÉ-HISTÓRIA
VÍDEO PRÉ-HISTÓRIA BRASIL PIAUI SERRA DA CAPIVARA
VIDEO REVOLTAS SEPARATISTAS
domingo, 7 de agosto de 2011
EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Marcadores:
EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
por favor me passe as respostas dessas perguntas o mais rapido que puder é urgente
ResponderExcluirme passa as respostas pelo menos da 12 ,11,9,8,e as tres ultimas perguntas
ResponderExcluirPor favor o gabarito
ResponderExcluirRespostas por favor
ResponderExcluir