1. Dizemos que a sociedade feudal era estamental.
a) O que isso significa?
b) Como era a organização da sociedade feudal?
2. Explique as relações de suserania e vassalagem que existiam entre os senhores feudais.
3. É possível identificar diversos traços das sociedades “bárbaras” na organização social feudal. Cite três contribuições dos povos “bárbaros” para a formação do feudalismo.
4. O que os historiadores denominam renascimento cultural carolíngio?
5. Os servos pagavam aos senhores vários tributos como forma de remunerar a proteção que recebiam e a terra em que viviam. Cite e explique os principais tributos pagos por eles.
6. Leia o texto a seguir e responda às questões que o seguem:
A oportunidade viking
Conta a lenda que, pouco antes de morrer, Carlos Magno chorou de tristeza ao ver de uma janela as velas vikings no horizonte. “Se se atrevem a aproximar-se assim agora, o que não farão quando eu morrer”, teria dito ele. Lenda ou não, estava certo. Depois de sua morte, o Império [Carolíngio] começou a se desintegrar, imerso em guerras internas, que deixaram os francos desprotegidos diante da ameaça externa.
A Europa inteira se agitava: ao norte os escandinavos, ao sul os muçulmanos e no leste os magiares e húngaros realizavam invasões. Era o momento propício para que os vikings explorassem suas qualidades como marinheiros e o poder de seus barcos.
a) O que ocorreu com o Império Carolíngio após a morte de Carlos Magno?
b) Explique a frase “era o momento propício para que os vikings explorassem suas qualidades de marinheiros e o poder de seus barcos”.
c) Quais as consequências das invasões dos vikings e dos magiares?
© Editora Scipione – Projeto Radix – História 7.º ano – Módulo 1
Nenhum comentário:
Postar um comentário