Marcadores

#CONTRAOAUMENTO A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA A Era Vargas A FINICIA A GUERRA FRIA A Mesopotâmia A PALESTINA-HEBREUS E OS PERSAS A Pré-História A Primeira Guerra Mundial A REFORMA E A CONTRA REFORMA A República Brasileira A República Velha A REVOLUÇÃO RUSSA A Segunda Guerra Mundial ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL ABSOLUTISMO ADMINISTRAÇÃO COLONIAL DO BRASIL AS CRUZADAS AS ERAS DO JAPÃO AS GRANDES NAVEGAÇÕES AS IDEIAS POLÍTICAS E O MOVIMENTO OPERÁRIO AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Criacionismo x Evolucionismo CRISE DE 29 Egito Antigo ESQUEMA IDADE MÉDIA E FEUDALISMO EXERCCICIOS REVOLUÇÃO AMERICANA EXERCICIOS 2 GUERRA MUNDIAL EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS EXERCICIOS GRANDES NAVEGAÇÕES EXERCICIOS HEBREUS EXERCICIOS I GUERRA EXERCÍCIOS IDADE MODERNA E ILUMINISMO EXERCICIOS ILUMINISMO EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA EXERCÍCIOS INÍCIO DO SÉCULO XXX E A REPÚBLICA VELHA EXERCICIOS PERIODO POPULISTA EXERCICIOS PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL EXERCICIOS REFORMAS RELIGIOSAS EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS EXERCICIOS REVOLUÇÃO FRANCESA EXERCICIOS REVOLUÇÃO RUSSA EXERCICIOS SEGUNDO REINADO FENICIOS E PERSAS FEUDALISMO FIM DO II REINADO GRÉCIA ANTIGA ILUMINISMO IMPERIALISMO DOS EUA DO SEC.XIX IMPÉRIO BIZANTINO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS INDIGNADOS INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTORICOS MAPA MENTAL SOCIEDADE FEUDAL MARCHINHA DA CATRACA O IMPÉRIO ISLÂMICO O JAPÃO O REINO FRANCO OS PERIODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL REFORMAS RELIGIOSAS REGIMES TOTALITÁRIOS RENASCIMENTO COMERCIAL Renascimento Cultural RESUMO - A REPUBLICA VELHA Revisão: Iluminismo e Independência dos E.U.A Revoltas Nativstas Revoltas Separatistas REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÕES INGLESAS ROMA ANTIGA SEGUNDO REINADO TITÃS TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA 8 ANO EIMCL VIDEO IMPERIALISTA DOS EUA VIDEO AULA: O IMPERIALISMO SO SECULO XIX VIDEO BRASIL ATUAL VÍDEO GRÉCIA ANTIGA VIDEO PRÉ-HISTÓRIA VÍDEO PRÉ-HISTÓRIA BRASIL PIAUI SERRA DA CAPIVARA VIDEO REVOLTAS SEPARATISTAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS


1. Dizemos que a sociedade feudal era estamental.
a) O que isso significa?

b) Como era a organização da sociedade feudal?

2. Explique as relações de suserania e vassalagem que existiam entre os senhores feudais.

3. É possível identificar diversos traços das sociedades “bárbaras” na organização social feudal. Cite três contribuições dos povos “bárbaros” para a formação do feudalismo.

4. O que os historiadores denominam renascimento cultural carolíngio?

5. Os servos pagavam aos senhores vários tributos como forma de remunerar a proteção que recebiam e a terra em que viviam. Cite e explique os principais tributos pagos por eles.

6. Leia o texto a seguir e responda às questões que o seguem:

A oportunidade viking

Conta a lenda que, pouco antes de morrer, Carlos Magno chorou de tristeza ao ver de uma janela as velas vikings no horizonte. “Se se atrevem a aproximar-se assim agora, o que não farão quando eu morrer”, teria dito ele. Lenda ou não, estava certo. Depois de sua morte, o Império [Carolíngio] começou a se desintegrar, imerso em guerras internas, que deixaram os francos desprotegidos diante da ameaça externa.
A Europa inteira se agitava: ao norte os escandinavos, ao sul os muçulmanos e no leste os magiares e húngaros realizavam invasões. Era o momento propício para que os vikings explorassem suas qualidades como marinheiros e o poder de seus barcos.

Adap.: CONQUISTADORES del mar. REVISTA HISTORIA Y VIDA. Espanha: Mundo Revistas, n. 425. p. 52.


a) O que ocorreu com o Império Carolíngio após a morte de Carlos Magno?

b) Explique a frase “era o momento propício para que os vikings explorassem suas qualidades de marinheiros e o poder de seus barcos”.

c) Quais as consequências das invasões dos vikings e dos magiares?

© Editora Scipione – Projeto Radix – História 7.º ano – Módulo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário