01. "Os filósofos adulam os monarcas e os monarcas adulam os filósofos." Assim se referia o historiador Jean Touchard à forma de Estado europeu que floresceu na segunda metade do século XVIII. Os "reis filósofos", temendo revoluções, introduziram reformas inspiradas nos ideais iluministas.
Estas observações se aplicam:
a) às monarquias constitucionais;
b) ao despotismo esclarecido;
c) às monarquias parlamentares;
d) ao regime social-democrático;
e) aos principados ítalo-germânicos.
02. (CESGRANRIO) Os déspotas esclarecidos procuravam modificar os métodos e objetivos de ação do Estado.
Em geral, apresentavam-se apenas como "os primeiros servidores do próprio Estado".
Entre as manifestações do despotismo esclarecido, pode-se incluir:
a) a adoção da fraseologia dos filósofos iluministas para a modernização de seus respectivos Estados;
b) seu sucesso em países onde a burguesia era muito forte e atuante;
c) a durabilidade e coerência de suas reformas implantadas nos países da Europa Ocidental;
d) a adaptação de princípios novos a Estados com condições socioeconômicos e políticas bastante avançadas;
e) a destruição da religião revelada e da autoridade da Igreja através de precoces idéias de materialismo
histórico.
03.
"Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem." (Francisco FALCON, Iluminismo)
O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
a) crítica ao mecanicismo, fundamental nos dogmas do pensamento religioso católico;
b) justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas;
c) defesa da teocracia pontifícia, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta;
d) afirmação das idéias de progresso e de Natureza, o que permitiu o avanço do conhecimento racional;
e) subordinação ideológica do poder político civil às práticas e doutrinas da Igreja contra-reformista.
04. Representava o pensamento das camadas populares, ao afirmar que a fonte do poder era o próprio
povo. Em seu livro Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, afirma que "o primeiro que concebeu a idéia de cercar uma parcela de terra e dizer 'isto é meu', e que encontrou gente suficientemente ingênua que lhe desse crédito, esse foi o autêntico fundador da sociedade civil. De quantos delitos, guerras, assassínios, desgraças e horrores teria livrado o gênero humano aquele que, arrancando as estacas e enchendo os sulcos divisórios, gritasse: 'cuidado, não deis crédito a esse trapaceiro, perecereis se esquecerdes que a terra pertence a todos'."
A que filósofo iluminista refere-se o texto?
a) Voltaire
b) Montesquieu
c) Rousseau
d) Denis Diderot
e) Jean d'Alembert
05. Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que:
a) foi um fenômeno comum a todas as monarquias européias, tendo por característica a utilização dos princípios
do iluminismo;
b) os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das idéias iluministas elaboradas pelos filósofos da época;
c) foi uma tentativa bem-intencionada, embora fracassada, das monarquias européias no sentido de reformar
estruturalmente seus Estados;
d) foram os burgueses europeus que convenceram os reis a adotar o programa de modernização proposto
pelos filósofos iluministas;
e) foi uma tentativa mais ou menos bem-sucedida, de algumas monarquias reformarem, sem alterá-las, as
estruturas vigentes.
06.
"Os fenômenos econômicos (...) processaram-se livre e independentemente de qualquer coação exterior, segundo uma ordem imposta pela Natureza e regida por leis naturais. Cumpre, pois, conhecer essas leis naturais e deixá-las atuar." (Paul HUGON, Histórias das Doutrinas Econômicas)
O trecho acima sintetiza o pensamento econômico dos:
a) fisiocratas
b) mercantilistas
c) marxistas
d) keynesianos
e) marginalistas
07. As críticas ao Antigo Regime, efetuadas principalmente pelos filósofos e economistas, deram origem a um importante movimento intelectual conhecido como iluminismo. Esses pensadores:
a) defendiam o intervencionismo estatal na área econômica;
b) rejeitavam as leis naturais por serem irracionais;
c) apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social;
d) pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade;
e) repudiavam a extinção do monopólio metropolitano.
08. "A fim de que seja possível abusar de seus poderes, o Estado deve ser organizado de tal modo que
cada um possa refrear a força do outro." Esta frase de Montesquieu manifesta:
a) a submissão dos demais poderes do Executivo;
b) a superioridade do Legislativo sobre o Executivo;
c) que o poder absoluto do governante não pode sofrer limitações;
d) que a tripartição de poderes leva ao equilíbrio e à harmonia do Estado;
e) a importância da organização militar para que seu país possa dominar o outro.
09. "É proibido matar e, portanto, todos os assassinos são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som de trombetas." O autor desta frase é Voltaire, sempre lembrado por seu discurso irreverente, sarcástico e pela atualidade de suas idéias, embora tenha participado de um movimento intelectual do século XVIII, o iluminismo, que propunha:
a) a defesa das idéias absolutistas e o controle da liberdade de expressão dos cidadãos;
b) a eliminação de qualquer tipo de propriedade privada e a estabilização da economia;
c) a valorização dos privilégios de nascimento e a crítica aos ideais burgueses de participação política;
d) a defesa dos direitos individuais e o fim das práticas centralizadoras;
e) a defesa de reformas apenas no plano cultural e a manutenção dos valores do Antigo Regime nos níveis
político e econômico.
10. (CESGRANRIO) Assinale a alternativa incorreta:
Ao criticar o mercantilismo, os fisiocratas visavam:
a) eliminar o mercantilismo do Estado na vida econômica;
b) abolir os monopólios e privilégios;
c) permitir a livre circulação monetária;
d) desenvolver as colônias;
e) dar ênfase à agricultura como principal setor da atividade econômica.
Tudo bem!!! Blog Tela Histórica foi preparado para ser uma modesta ferramenta de auxilio a pesquisa e ao ensino de História Geral e do Brasil para os alunos e alunas do Ensino Fundamental e Médio da U.E.Professora Júlia Nunes e da Escola Irmã Maria Catarina Levrini-Teresina-PI e em extensão para todos os estudantes do Brasil e do Mundo.........
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quarta-feira, 20 de abril de 2011
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