REVOLUÇÕES INGLESAS RESUMO E QUESTÕES DE VESTIBULARES
http://pt.scribd.com/doc/19546293/RESUMO-E-QUESTOES
As revoluções inglesas do século XVII 1. Conceituação da Revolução inglesa: . O que foi: A Revolução inglesa – ou revoluções – do século XVII se deu entre 1640 a 1688 e marca o fim do regime absolutista na Inglaterra. É o primeiro grande país europeu a dar fim à monarquia absoluta. Não à toa, será o primeiro país industrializado do mundo e a maior potência do século XIX. Vejamos através do desenvolvimento do país desde o fim da Idade Média porque isso ocorreu primeiramente na Grã-Bretanha.
2. A mercantilização da sociedade, do século XIII ao século XVII: . A Magna Carta e o parlamento: Desde a Baixa Idade Média, a nobreza britânica não aceita facilmente a centralização do poder na Coroa. Através da Magna Carta de 1215, os nobres ingleses exigem que se crie um parlamento – que, depois, no século XIV será dividido entre Câmara dos Lordes e Câmara dos Comuns – para limitar o poder real.
. A criação de ovelhas e os cercamentos: A partir do século XIV, a Inglaterra passa a ser um grande criadouro de ovelhas para exportação de lã para a Holanda. Para tal, expulsam-se os camponeses de suas terras e transformam-se propriedades coletivas em privadas – pertencentes aos nobres –, são os cercamentos. Os camponeses sem terra passam a trabalhar por salários ou a arrendar (alugar) terras de proprietários. Os camponeses perdem o controle das terras e estas passam a ser propriedades privadas comercializáveis. É importante ressaltar a violência desse processo com os camponeses. Estes fizeram várias revoltas massacradas duramente pelo Estado. Muitos acabaram virando desocupados sem terra.
. As manufaturas: Aos poucos se desenvolveram também nessas áreas rurais manufaturas de lã e, em menor escala, de outros produtos. Utilizavam essa mão-de-obra ociosa do campo – expulsa pelos processos de cercamentos. Existiam, inclusive, leis que obrigavam essas pessoas desocupadas a trabalhar em regime semiescravo nas manufaturas dessa burguesia agrária – que tinha seus rendimentos principais do arrendamento da terra.
. A Guerra das duas rosas e o absolutismo: Esta guerra (1455-85) foi a luta de duas casas de nobres pelo controle da monarquia, que estava sem herdeiros. Ao final da guerra, a nobreza estava enfraquecida e o rei detinha grande poder, formando-se o absolutismo inglês com Henrique VIII, Elizabeth I e outros.
. A reforma anglicana: Henrique VIII só pode dar o golpe da Reforma anglicana porque passava por uma conjuntura de centralização do poder no rei. Essa Reforma ajudou a introdução do capitalismo no campo, com a venda e arrendamento das terras da Igreja confiscadas pelo Estado. Este processo já estava em curso com os cercamentos e arrendamentos. No entanto, o anglicanismo não foi a única religião que surgiu na Grã- Bretanha no período, várias seitas protestantes -chamados em conjunto de puritanos - surgem na ilha nesse instante, opondo-se aos anglicanos.
3. Etapas das Revoluções inglesas: 1
Org. Prof. Marco Aurélio Gondim www.mgondim.blogspot.com . Revolução puritana (1642-49): O reinado de Carlos I (1625-49) foi de forte perseguição aos puritanos e acúmulo de poder real. O parlamento, os puritanos e a burguesia rural – os que exploravam a terra buscando lucro – juntaram-se contra o rei e seus cavaleiros e venceram.
. Protetorado de Cromwell (1649-1658): O líder dos parlamentares, Oliver Cromwell, instaurou uma ditadura marcada pelas práticas mercantilistas através dos Atos de Navegação. Colonizou-se a Jamaica e incentivou-se a marinha mercante, dando grande força ao comércio britânico.
. Período a restauração monárquica (1660-1688): Com a morte de Cromwell, os reis voltaram a governar a Inglaterra convidados pelo Parlamento. No entanto, o rei Jaime II tentou novamente o absolutismo e as Câmaras reagiram. O rei foi expulso do país sem ser preciso derramamento de sangue. Nesse período, foi instituído o habeas corpus no país, instrumento jurídico que defende o indivíduo contra o poder arbitrário do Estado.
. Revolução Gloriosa (1688): Jaime II foi expulso do país e Guilherme de Orange foi convidado a ser rei da Inglaterra, tendo antes que assinar um juramento, a Declaração de Direitos, onde o poder do rei era quase nulo e o Parlamento governava.
.Conclusão: A partir de 1688 não há absolutismo na Inglaterra, o poder político está concentrado no Parlamento e a sociedade, fortemente mercantilizada, faz seu rumo em direção à industrialização.
Tudo bem!!! Blog Tela Histórica foi preparado para ser uma modesta ferramenta de auxilio a pesquisa e ao ensino de História Geral e do Brasil para os alunos e alunas do Ensino Fundamental e Médio da U.E.Professora Júlia Nunes e da Escola Irmã Maria Catarina Levrini-Teresina-PI e em extensão para todos os estudantes do Brasil e do Mundo.........
Marcadores
#CONTRAOAUMENTO
A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA
A Era Vargas
A FINICIA
A GUERRA FRIA
A Mesopotâmia
A PALESTINA-HEBREUS E OS PERSAS
A Pré-História
A Primeira Guerra Mundial
A REFORMA E A CONTRA REFORMA
A República Brasileira
A República Velha
A REVOLUÇÃO RUSSA
A Segunda Guerra Mundial
ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL
ABSOLUTISMO
ADMINISTRAÇÃO COLONIAL DO BRASIL
AS CRUZADAS
AS ERAS DO JAPÃO
AS GRANDES NAVEGAÇÕES
AS IDEIAS POLÍTICAS E O MOVIMENTO OPERÁRIO
AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES
Criacionismo x Evolucionismo
CRISE DE 29
Egito Antigo
ESQUEMA IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
EXERCCICIOS REVOLUÇÃO AMERICANA
EXERCICIOS 2 GUERRA MUNDIAL
EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS
EXERCICIOS GRANDES NAVEGAÇÕES
EXERCICIOS HEBREUS
EXERCICIOS I GUERRA
EXERCÍCIOS IDADE MODERNA E ILUMINISMO
EXERCICIOS ILUMINISMO
EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
EXERCÍCIOS INÍCIO DO SÉCULO XXX E A REPÚBLICA VELHA
EXERCICIOS PERIODO POPULISTA
EXERCICIOS PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL
EXERCICIOS REFORMAS RELIGIOSAS
EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS
EXERCICIOS REVOLUÇÃO FRANCESA
EXERCICIOS REVOLUÇÃO RUSSA
EXERCICIOS SEGUNDO REINADO
FENICIOS E PERSAS
FEUDALISMO
FIM DO II REINADO
GRÉCIA ANTIGA
ILUMINISMO
IMPERIALISMO DOS EUA DO SEC.XIX
IMPÉRIO BIZANTINO
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
INDIGNADOS
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTORICOS
MAPA MENTAL SOCIEDADE FEUDAL
MARCHINHA DA CATRACA
O IMPÉRIO ISLÂMICO
O JAPÃO
O REINO FRANCO
OS PERIODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL
PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL
REFORMAS RELIGIOSAS
REGIMES TOTALITÁRIOS
RENASCIMENTO COMERCIAL
Renascimento Cultural
RESUMO - A REPUBLICA VELHA
Revisão: Iluminismo e Independência dos E.U.A
Revoltas Nativstas
Revoltas Separatistas
REVOLUÇÃO RUSSA
REVOLUÇÕES INGLESAS
ROMA ANTIGA
SEGUNDO REINADO
TITÃS
TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA 8 ANO EIMCL
VIDEO IMPERIALISTA DOS EUA
VIDEO AULA: O IMPERIALISMO SO SECULO XIX
VIDEO BRASIL ATUAL
VÍDEO GRÉCIA ANTIGA
VIDEO PRÉ-HISTÓRIA
VÍDEO PRÉ-HISTÓRIA BRASIL PIAUI SERRA DA CAPIVARA
VIDEO REVOLTAS SEPARATISTAS
sábado, 16 de abril de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário