AS ORIGENS DOS REGIMES TOTALITÁRIOS
1.A CRISE ECONOMICA E POLITICA GERADA PELA PRIMEIRA GUERRA;
2.O AVANÇO DAS IDEIAS SOCIALISTAS NO CONTINENTE EUROPEU;
3.A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929.
A composição social do movimento fascista
2.O AVANÇO DAS IDEIAS SOCIALISTAS NO CONTINENTE EUROPEU;
3.A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929.
A composição social do movimento fascista
Pequenos negociantes, burocratas de nível baixo e as classes médias, agricultores, e na cidade entre as classes trabalhadoras.
O líder fascista foi em regra um ator exagerado, procurando seduzir as massas populares para o seu papel messiânico.
AS CARACTERISTICAS DO NAZI – FASCISMO
Totalitarismo;
Liderança carismática;
Antiliberalismo
Anti-comunismo
Antissemitismo(Nazismo);
Corporativismo( fascismo);
Nacionalismo;
Censura e propaganda;
Militarismo;
Expansionismo.
Diferenças entre nazismo e fascismo
No caso da Itália, o corporativismo – pregava que os sindicatos deveriam desaparecer dando lugar a corporações, organismos que reuniam patrões e empregados, cuja função seria administrar a economia sob o controle do Estado – consistia na peculiaridade do regime.
Na Alemanha nazista, uma característica marcante foi o antissemitismo – os alemães consideravam a raça ariana a única pura e, por isso, a única capaz de colaborar para o aperfeiçoamento do gênero humano
Histórico da Itália Fascista
1.Em 1922, a milícia fascista de Mussolini, os Camisas Negras, tomaram o poder e sob pressão, o monarca cedeu e nomeou Mussolini como primeiro-ministro.
2.Em 1924, eleições fraudulentas dando maioria parlamentar aos fascistas. Um deputado, que denunciou a fraude eleitoral, foi assassinado.
3.Em 1925, Mussolini extinguiu todos os demais partidos e prendeu seus opositores.
4.O Partido Fascista tornou-se o partido único no país.
5.Mussolini tornou-se Duce, o condutor supremo da Itália.
6.Em 1929, Mussolini conquistou o apoio de parte da Igreja Católica, ao assinar o Tratado de Latrão, concedendo à Igreja a soberania do Vaticano. Alguns padres contrários ao comunismo aderiram ao fascismo. Em troca, o papa reconheceu o Estado italiano fascista.
A Alemanha antes do fascismo
1.A Alemanha foi responsabilizada pelos prejuízos causados pela guerra pelos países vencedores do conflito.
2.A Crise de 1929 levou milhões de alemães à falência.
3.O desemprego atingiu o índice de 44% dos trabalhadores.
4.A Alemanha vivia uma crise de hiper-inflação.
2.A Crise de 1929 levou milhões de alemães à falência.
3.O desemprego atingiu o índice de 44% dos trabalhadores.
4.A Alemanha vivia uma crise de hiper-inflação.
Histórico da Alemanha Nazista
Em 1923, Hitler organizou uma manifestação militar para tomar o poder, mas o povo não o seguiu;
Em 1924 a economia alemã havia recuperado seu equilíbrio, porém, os capitalistas estrangeiros começaram a retirar seus empréstimos. A inflação recomeçou e a crise económica também. A produção do país entrou em declínio.
A Crise de 1929 levou milhões de alemães à falência. O desemprego atingiu o índice de 44% dos trabalhadores. A Alemanha vivia uma crise de hiper-inflação. Esses fatores levaram várias pessoas a apoiar os comunistas e os social-democratas (nazistas).
Nas eleições de 1930, essa tendência se manifestou claramente. Os nazistas elegeram 107 deputados e os comunistas 77, em detrimento dos partidos liberais.
No dia 30 de Janeiro de 1933, Hitler assumiu a chancelaria, com von Papen como vice-chanceler.
Em 1933, O Reichstag (Parlamento) foi destruído pelos nazistas, que responsabilizaram os comunistas. A partir daí, todos os partidos políticos foram extintos, exceto o Partido Nazista. A Gestapo, polícia secreta do Estado, controlava e aterrorizava toda a população.
O plano de Hitler para tira a Alemanha da crise
Hitler adotou a estratégia sociopolítica e econômica do New Deal norte-americano como forma de restaurar o Estado alemão. Investiu na indústria bélica e em um plano de obras públicas, o que levou à redução do desemprego. Agora, faltava pouco para estourar a Segunda Guerra Mundial.
A Propaganda de uma outra Alemanha
Joseph Goebbels (1897-1945), o mestre da propaganda política nazista, manipulava as informações: uma mentira repetida mil vezes se torna uma verdade. Desse modo, exploravam-se o inconsciente coletivo alemão, exaltavam-se os ressentimentos causados pela derrota na Primeira Guerra e estimulavam-se o sentimento de vingança. Foi criada a infância e a juventude hitlerista, que perseguiam os inimigos do regime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário